Biografia de Eurípedes

Eurípedes

Eurípides nasceu, aproximadamente, em 480 a.C., em Salamina. Não é possível falar com certeza a respeito de sua vida, mas conta-se que foi casado duas vezes e tinha o costume de escrever em uma gruta com vista para o mar.

Dramaturgo, nunca se ligou a qualquer atividade política, mas esse é um tema recorrente em suas tragédias. Além disso, suas peças mostram situações cheias de tensões emocionais, homens e mulheres cercados por paixões ou atordoados por impulsos conflitantes.

Escreveu 17 tragédias e drama satírico, sendo duas destacadas como as mais importantes: ”Ifigênia em Aulis” e “As Bacantes”, A primeira é marcada por um forte lirismo, já a segunda se trata de uma tragédia, que mostra os limites da razão humana.

Mas é pela peça “Medéia” que é mundialmente conhecido. A história da esposa traída que se vinga do marido matando sua rival e seus próprios filhos, é encenada até hoje. Outra obra marcante do dramaturgo é “Hipólito”, que conta a história de um rapaz que salva a sua família, mas logo após sofre um acesso de loucura e mata o pai, esposa e filhos.

A força de suas obras, marcadas por questionamentos que enfrentam a religião e a moral tradicionais, influenciou vários outros escritores, como Sêneca, Racine, D'Annunzio e Sartre.

Os últimos dias de Eurípides foram vividos na Macedônia, na corte do rei Arquelau. Lá, foi recebido com honrarias. Porém, por volta de 406 a.C., teve uma morte trágica, pelo que conta a tradição: foi despedaçado pelos cães de caça do rei, por acidente.

Acervo: 39 frases e pensamentos de Eurípedes.

Frases e Pensamentos de Eurípedes

Fala se tens palavras mais fortes do que o silêncio, ou então guarda silêncio.

Eurípedes

A minha língua jurou, o meu coração não.

Eurípedes

Eis o melhor conselho para um homem razoável: não acredites numa mulher, ainda que ela esteja a dizer a verdade.

Eurípedes

Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.

Eurípedes

Na riqueza nunca faltam os amigos.

Eurípedes