Biografia de Cesare Beccaria

Cesare Beccaria

Cesare Bonesana, o marquês de Beccaria, nasceu em 1738, em Milão. Formou-se em Direito na Universidade de Parma, em 1738.

Mas também se interessou pela literatura e filosofia. Filósofos políticos como Montesquieu influenciaram o pensamento de Beccaria.

Foi um dos fundadores da sociedade literária formada em Milão, responsável por divulgar os novos princípios da filosofia francesa. Para divulgar na Itália essas novas ideias, Beccaria foi um dos redatores do II Café, entre 1764 e 1765.

Pensador também na sua área, a do Direito, Beccaria foi o primeiro a questionar a tradição jurídica e a legislação penal de sua época. Denunciou inúmeros julgamentos secretos, torturas para conseguir provas de crime e a prática de confiscar os bens do condenado.

Lançou a tese de igualdade perante a lei dos criminosos que cometem o mesmo crime.

Foi consagrado por suas ideias, tendo a aprovação de grandes nomes Voltaire, Diderot e Hume. Além disso, suas teses influenciaram mudanças na legislação da época.

Sua obra mais importante é “Dos delitos e das penas”, sendo usada até hoje para compreender a história do Direito.

Acervo: 15 frases e pensamentos de Cesare Beccaria.

Frases e Pensamentos de Cesare Beccaria

Um dos maiores travões aos delitos não é a crueldade das penas, mas a sua infalibilidade (...) A certeza de um castigo, mesmo moderado, causará sempre impressão mais intensa que o temor de outro mais severo, aliado à esperança de impunidade.

Cesare Beccaria

Quereis prevenir delitos? Fazei com que as leis sejam claras e simples.

Cesare Beccaria

Não é a intensidade da pena que produz o maior efeito sobre o espírito humano, mas a extensão dela.

Cesare Beccaria

Para que uma pena produza o seu efeito, basta que o mal que ela mesmo inflige exceda o bem que nasce do delito.

Cesare Beccaria

A finalidade das penas não é atormentar e afligir um ser sensível (...) O seu fim (...) é apenas impedir que o réu cause novos danos aos seus concidadãos e dissuadir os outros de fazer o mesmo.

Cesare Beccaria