Biografia de Adam Smith

Adam Smith

Pensa-se que Adam Smith nasceu a 5 de Junho de 1723. Fez seus primeiros estudos na sua cidade natal e aos 14 anos, ingressou na Universidade de Glasgow, onde se graduou no ano 1740,conseguindo também uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, onde estudou filosofia.

A dada altura retornou para a Escócia e tornou-se conferencista público em Edimburgo. Em 1751foi professor de lógica na Universidade de Glasgow e no ano seguinte, passou a leccionar filosofia moral. Nessa época, travou relações com os nobres e altos funcionários, o que lhe permitiu em 1758 ser eleito reitor da Universidade. Seu primeiro trabalho, "A Teoria dos Sentimentos Morais", foi publicado no ano seguinte.

Em 1763, Adam Smith renunciou ao seu posto na Universidade de Glasgow e mudou-se para a França. Após um ano na cidade de Toulouse passou por Genebra, onde se encontrou com o filósofo Voltaire. Novamente em Paris, Adam Smith pode frequentar os salões literários e travou contacto com vários filósofos iluministas.

Estava no ano de 1767, quando Smith decidiu retornar a Kirkcaldy, onde iniciou a elaboração e revisão de sua célebre teoria económica. Passou três anos em Londres, local onde o seu livro foi concluído. "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações". Este foi publicado em 1776, tornando-se um dos mais influentes livros de teoria moral e económica do mundo. As várias teorias formuladas lançaram as bases do liberalismo, como a teoria da livre concorrência e o conceito de mercado livre.

Não passado muitos tempo tornou-se comissário da alfândega na Escócia, o que lhe garantiu bons proveitos. Reconhecido e considerado um grande filósofo e economista exímio por seus contemporâneos, Adam Smith morreu em 1790, com 67 anos de idade.

Acervo: 9 frases e pensamentos de Adam Smith.

Frases e Pensamentos de Adam Smith

A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.

Adam Smith

A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou.

Adam Smith

O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.

Adam Smith

A ciência é o grande antídoto do veneno do entusiasmo e da superstição.

Adam Smith

O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.

Adam Smith