Amor e Indiferença

Cerca de 93 frases e pensamentos: Amor e Indiferença

O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença...

Érico Veríssimo

O amor está mais perto do ódio do que a gente geralmente supõe. São o verso e o reverso da mesma moeda de paixão. O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença...

Érico Veríssimo

Onde está a felicidade? No amor, ou na indiferença? Na obidiência, ou no poder? No orgulho, ou na humildade? Na investigação, ou na fé? Na celibridade, ou no esquecimento? Na nudez, ou na prosperidade? Na ambição, ou no sacrifício? A meu ver, a felicidade está na doçura do bem, distribuído sem idéia de remuneração. Ou, por outra, sob uma fórmula mais precisa, a nossa felicidade consiste no sentimento da felicidade alheia, generosamente criada por um ato nosso.

Rui Barbosa

Não há metade do coração. Ou todo o amor ou toda a indiferença; quando não, é uma insustentável impostura, chamada estima.

Camilo Castelo Branco

O contrário do Amor

O contrário de bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de entrar na escola. Se você fizer uma enquete entre as crianças, ouvirá também que o contrário do amor é o ódio. Elas estão erradas. Faça uma enquete entre adultos e descubra a resposta certa: o contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.

O que seria preferível, que a pessoa que você ama passasse a lhe odiar, ou que lhe fosse totalmente indiferente? Que perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal ou que dormisse feito um anjo a noite inteira, esquecido por completo da sua existência? O ódio é também uma maneira de se estar com alguém. Já a indiferença não aceita declarações ou reclamações: seu nome não consta mais do cadastro.

Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam. Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo. Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito. Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo. O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho, tal qual a cor do amor.

Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê? De coisa alguma. A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, assistir aula de fraque, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí. Não julgamos seus atos, não observamos seus modos, não testemunhamos sua existência. Ela não nos exige olhos, boca, coração, cérebro: nosso corpo ignora sua presença, e muito menos se dá conta de sua ausência. Não temos o número do telefone das pessoas para quem não ligamos. A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada.

Uma criança nunca experimentou essa sensação: ou ela é muito amada, ou criticada pelo que apronta. Uma criança está sempre em uma das pontas da gangorra, adoração ou queixas, mas nunca é ignorada. Só bem mais tarde, quando necessitar de uma atenção que não seja materna ou paterna, é que descobrirá que o amor e o ódio habitam o mesmo universo, enquanto que a indiferença é um exílio no deserto.

Martha Medeiros

O contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.

Martha Medeiros

O oposto do amor é a indiferença. Se você odeia, você ainda se importa.

Desperate Housewives

No caminho desta semana encontrei pedras chamadas decepções, indiferença, inveja... mas ao passar por elas calcei meus pés com a paz... A paz de Deus que me fez entender que não serão essas ´pedras´que me fariam parar...
Então prossegindo encontrei também pontes, de amizade, de confiança , de relacionamentos... ao passar por elas me revesti de amor ... O amor de Deus que nos faz ver o outro e aceitá lo , que transforma o coração daquele que com um pequeno gesto de carinho pode te supreender com um sorriso e te mostrar que neste caminho o Amor de Deus é que faz toda a diferença...
Após passar pelas pontes avistei de longe um parque muito lindo.. que tinha uma placa que dizia assim:
Você conseguiu , parabéns mais uma semana vencida!
Então me sentei na grama e agradeci a Deus por sua graça e sustento na caminhada até aqui...
Obrigada Senhor!

deboraggio

Somente o verdadeiro amor pode destroçar as barreiras da indiferença.

Letícia Giacobbo

Se te olho com indiferença
É porque a minha crença
Ainda é teu amor

É no jogo de sedução
Mesmo que imaginado
Que você ainda tem
Meu coração

É na incerteza desse amor
No calar da dor
Que aguardo o tempo passar
E essa ilusão, enfim
Desmanchar

Erika Auger

O amor não morre, mas a vontade de amar perece. Se enforca com a corda da indiferença do outro. Armadilha covarde.

Murillo Leal

Só se vence o ódio ou a indiferença com o poder da invenção do amor em dar inesperadamente muito mais do que foi perdido.

Alexsandra Zulpo

Não temo a indiferença, ela está por toda parte como uma praga. O que me põe medo é o amor.

Kléber Novartes

Um dia aprendemos com a indiferença que a menor dentre as ausências é a física!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

Quem olha a injustiça com indiferença não merece um prato proporcional à sua fome!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

Antes de agredir com palavras ou ações, lembre-se que o silêncio e a indiferença também machucam!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

Quem afirma que o oposto do amor seja o ódio provavelmente nunca ouviu falar na palavra indiferença!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

Às vezes eu me envergonho do sono omisso que adere ao comodismo e à indiferença perante o grito dos excluídos!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor