Acusação

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O que o moralista mais odeia nos pecados dos outros é a suspeita acusação de covardia por não ter coragem de os cometer.

Vergílio Ferreira

"Ele, a que eu nada podia dar senão minha sinceridade, ele passou a ser uma acusação da minha pobreza."

Clarice Lispector

Tenho a leve impressão de que por trás de toda acusação existe uma frustrada inveja pela ausência de coragem para fazer o mesmo!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

“Bendito é o homem que tem a palavra de perdão e ensinamento, e não a de acusação e tirania.”

Herbert Alexandre Galdino Pereira

ACUSAÇÃO....

"ACUSAR A OUTREM PELAS PRÓPRIAS DESGRAÇAS É PRÓPRIO DOS IGNORANTES; ACUSAR-SE UNICAMENTE A SI É PRÓPRIO DO HOMEM QUE COMEÇA A INSTRUIR-SE; NÃO ACUSAR NEM A SI NEM AOS OUTROS É QUALIDADE DO HOMEM JÁ INSTRUIDO..."

Autoria:"Epíteto"

Epíteto

O tempo e a maior prova de defesa ou acusação!

Felipe de Souza Silva

A covardia do óbice do homem não poder defender-se de uma acusação injusta é mais danosa a ele que a truculência do ato que fere sua moral.

José Silveira

A ACUSAÇÃO diz que ele foi traído.
A DEFESA diz que ele APENAS foi vingado.
É assim que eles agem!

Horlando Halergia

Substitua a maledicência, a falsa acusação e o julgamento pelo silêncio, pela paciência e pelo trabalho e o mau será vencido.

Helgir Girodo

Observe as pessoas que adotam sistemas de acusação. As caçadoras de culpados. Compreenda-as! Geralmente elas projetam nos outros a culpa que existe dentro de si próprias.

Vanessa Milis

Quem Acusará os Eleitos?



Por João Calvino

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?” (Rom 8.33)

A primeira e principal consolação dos santos, nas adversidades, é serem eles persuadidos da bondade paternal de Deus. Daqui procede tanto a certeza da salvação quanto a tranquila segurança da alma, pelas quais as adversidades são suavizadas, ou, pelo menos, a crueza da dor é mitigada. Portanto, dificilmente existe uma exortação à paciência mais apropriada do que quando entendemos que Deus nos é propício. E é por isso que Paulo faz desta confiança o princípio da consolação, por meio do qual os crentes devem ser fortalecidos contra todos os males. Visto que a salvação do homem é assaltada, primeiramente por meio de acusações, e em seguida destruída por meio de condenação, Paulo antes remove o perigo que a acusação traz, pois só existe um Deus perante cujo tribunal devemos nos pôr. Portanto, visto que é ele quem nos justifica, então não há lugar para acusação.

Aparentemente, as cláusulas contrastadas não se acham dispostas com exatidão. As duas partes que Paulo deveria contrastar são: "Quem acusará?" e "é Cristo quem intercede". Ele deveria, pois, ter adicionado as outras duas cláusulas: "Quem nos condenará? É Deus quem justifica." A absolvição divina corresponde à condenação, e à defesa de Cristo corresponde a acusação. Mas Paulo tinha razão para fazer tal transposição, visto que queria armar os filhos de Deus com aquela sólida confiança que é capaz de guardá-los de quaisquer ansiedades e temores. Sua conclusão, pois, de que os filhos de Deus não estão sujeitos a acusações, visto que é Deus quem os justifica, é muito mais enfática do que se dissera que Cristo é o nosso Advogado; pois, ao proceder assim, ele expressa mais claramente que a via de acesso para o julgamento é completamente obstruída quando o juiz pronuncia estar o prisioneiro completamente isento de culpa, diante dos acusadores que exultariam em vê-lo definitivamente condenado.

O mesmo argumento se aplica igualmente à segunda cláusula. Paulo nos mostra que os crentes não mais estão sob o risco de sofrer condenação, visto que Cristo, ao expiar seus pecados, antecipou o julgamento divino; e, através de sua intercessão, não só aboliu a morte, mas também lançou nossos pecados ao esquecimento, de modo que não mais são levados em conta [contra o crente].

A substância do argumento consiste em que somos não só isentos do terror mediante a disponibilidade de antídotos, ao chegarmos diante do tribunal divino, mas que Deus mesmo vem antecipadamente em nosso socorro, a fim de poder munir-nos com uma confiança muito mais sólida.

Entretanto, é preciso notar aqui o que temos afirmado sempre, ou seja: que, segundo Paulo, ser justificado significa ser considerado justo mediante a absolvição da sentença divina. Não é difícil provar isto na passagem em apreço, na qual Paulo argúi com base em uma só proposição com o fim de anular a proposição oposta. Absolver e acusar são opostos entre si. Portanto, Deus não permitirá qualquer acusação que se levante contra nós, visto que já nos absolveu de toda culpa. O Diabo, certamente, vive a acusar todos os santos [Ap 12.10]; e a lei de Deus, por sua própria natureza, bem como a própria consciência humana, igualmente nos reprovam. Todavia, nenhum destes elementos tem qualquer influência sobre o Juiz que nos justifica. Nenhum adversário, pois, pode abalar, muito menos destruir, nossa salvação.

Paulo igualmente faz referência a eles como eleitos, de maneira tal que remove qualquer dúvida de fazer ele parte de seu número. Ele não possuía tal conhecimento com base como caluniam os sofistas - em uma salvação especial, e, sim, com base naquela percepção comum a todos os santos. Portanto, a afirmação, aqui, com referência ao eleito pode, segundo o exemplo de Paulo, ser aplicada por todos os santos a si mesmos. Outrossim, tivesse ele sepultado a eleição no secreto conselho de Deus, e seria ela uma doutrina não apenas carente de calor, mas também sem vida. Porém, visto que Paulo, aqui, está deliberadamente introduzindo algo que todos os santos devem aplicar a si próprios, não há dúvida de que todos nós somos levados a examinar nossa vocação, a fim de podermos determinar se de fato somos filhos de Deus.

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Calvino

Que tem advogado não discute com a acusação.

Flavio Laia

Porque Deus Não Aparece de Forma Visível



É uma grande acusação injusta afirmar que Deus criou o mundo e que deixou a todos entregues à própria sorte.
Uma terrível dúvida permeia as mentes mais esclarecidas quanto até mesmo sobre a existência de Deus, debaixo do seguinte raciocínio: “Se ele fosse real ele faria questão de aparecer em pessoa, para nos convencer de que é de fato uma pessoa real.”
Dizemos que há grande injustiça em tudo isto porque se Deus não se fizesse presente no mundo, especialmente pelas operações de Deus Espírito Santo, já não haveria qualquer criatura sobre a Terra, porque certamente o pecado e o diabo a tudo já teriam destruído há muito tempo.
Como a quase totalidade das operações do Espírito Santo são invisíveis, sobretudo nos corações, por conseguinte, somente aqueles que andam em comunhão com Ele em espírito podem discernir o Seu trabalho divino, para que tanto Deus Pai, quanto Deus Filho sejam glorificados.
Onde o coração não é convertido à verdade, o Espírito Santo realiza um trabalho de frear o avanço da iniquidade, especialmente naqueles que não têm amor a Deus.
Não seria por aparições visíveis da pessoa de Deus que nossos corações seriam transformados segundo a Sua vontade. Tanto isto é verdadeiro, que quando o Filho Unigênito de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, andou neste mundo fazendo o bem por toda a parte, teve poucos que o seguiram, e homens ímpios acabaram por conduzi-lo à morte de cruz.
Cumprido o tempo determinado, Deus terá concluído o trabalho da formação de uma nova criação, especialmente pela reunião de todos aqueles, que em todas as gerações, se converteram a Ele e que o conheceram do modo pelo qual importa ser conhecido, a saber, em espírito, porque Ele é espírito.

Silvio Dutra

Justiça é a realização da defesa e ataque perante a tribulação da inocência ou acusação.

Anderson Carmona Domingues de Oliveira

A prova de isenção de toda acusação das trevas contra o prisioneiro do Senhor em cadeia pública encontra-se na sua conversão por meio de um novo nascimento.

Helgir Girodo

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Rm 8:33

Belkis Braz

O tempo mostrarar a real acusação sem sentidos dos fatos invisiveis que só quem tem olhar bionico podem ver!

Adriano Marques

"Consciência pesada" ou é ação do Espírito Santo, ou é acusação de satanás, Busque discernimento!

The Angel

Era só mais uma acusação sem provas pelo preconceito que estabelecia a inveja não aceitada por um caminho desatinado;
Faltou luz, mas o brilho que ressaltava não era da criação do homem, mas sim da natureza que falava algo importante;
O dia era escuro como um eclipse que assustava sem medo do desabar do céu;
O medo não se dava pelo escuro e sim pelo navio negreiro que escolhia a quem coubesse, sem status, crença ou cor;

Julio Aukay

Acusação ou defesa são duas faces da mesma moeda, tudo depende da força de quem joga e da habilidade de quem pega.

Dalia Hewia