Acusação

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O que o moralista mais odeia nos pecados dos outros é a suspeita acusação de covardia por não ter coragem de os cometer.

Vergílio Ferreira

"Ele, a que eu nada podia dar senão minha sinceridade, ele passou a ser uma acusação da minha pobreza."

Clarice Lispector

“Bendito é o homem que tem a palavra de perdão e ensinamento, e não a de acusação e tirania.”

Herbert Alexandre Galdino Pereira

Tenho a leve impressão de que por trás de toda acusação existe uma frustrada inveja pela ausência de coragem para fazer o mesmo!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

ACUSAÇÃO....

"ACUSAR A OUTREM PELAS PRÓPRIAS DESGRAÇAS É PRÓPRIO DOS IGNORANTES; ACUSAR-SE UNICAMENTE A SI É PRÓPRIO DO HOMEM QUE COMEÇA A INSTRUIR-SE; NÃO ACUSAR NEM A SI NEM AOS OUTROS É QUALIDADE DO HOMEM JÁ INSTRUIDO..."

Autoria:"Epíteto"

Epíteto

As vezes sou tão direto quanto uma lança, mas se engana que tal lança não me transpassa quando lançada, sinto a mesma dor de quem é o alvo, mesmo que este não seja atingido.

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As mulheres eram infernais quando queriam destruir alguém.

Testemunha de Acusação - Agatha Cristie - Pág 24

- Minha cara dama - ele estava dizendo -, o que é a loucura? Posso lhe assegurar que, quanto mais estudamos o assunto, mais difícil nos parece a resposta. Todos nós praticamos uma certa dose de autoengano, e quando levamos a coisa longe demais, a ponto de acreditar que somos o czar da Rússia, somos internados ou contidos. Mas há um longo caminho até a chegarmos a esse ponto. Em que ponto específico do caminho nós vamos erguer uma placa com os dizeres: "Deste lado, sanidade; do outro, loucura"? Isso não pode ser feito, claro. E eu vou lhe dizer o seguinte: se acontecesse que o homem sofredor de um delírio conseguisse guardar esse segredo, segundo todas as probabilidades nós nuca seríamos capazes de distingui-lo de um indivíduo normal. A extraordinária sanidade do insano é um assunto interessante.

Testemunha de Acusação - Agatha Cristie - Pág 42

A covardia do óbice do homem não poder defender-se de uma acusação injusta é mais danosa a ele que a truculência do ato que fere sua moral.

José Silveira

A ACUSAÇÃO diz que ele foi traído.
A DEFESA diz que ele APENAS foi vingado.
É assim que eles agem!

Horlando Halergia

O tempo e a maior prova de defesa ou acusação!

Felipe de Souza Silva

Observe as pessoas que adotam sistemas de acusação. As caçadoras de culpados. Compreenda-as! Geralmente elas projetam nos outros a culpa que existe dentro de si próprias.

Vanessa Milis

Substitua a maledicência, a falsa acusação e o julgamento pelo silêncio, pela paciência e pelo trabalho e o mau será vencido.

Helgir Girodo

A acusação é sempre um infortúnio enquanto não verificada pela prova.

Rui Barbosa

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Rm 8:33

Belkis Braz

O tempo mostrarar a real acusação sem sentidos dos fatos invisiveis que só quem tem olhar bionico podem ver!

Adriano Marques

"Consciência pesada" ou é ação do Espírito Santo, ou é acusação de satanás, Busque discernimento!

The Angel

Acusação ou defesa são duas faces da mesma moeda, tudo depende da força de quem joga e da habilidade de quem pega.

Dalia Hewia

Quem Acusará os Eleitos?



Por João Calvino

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?” (Rom 8.33)

A primeira e principal consolação dos santos, nas adversidades, é serem eles persuadidos da bondade paternal de Deus. Daqui procede tanto a certeza da salvação quanto a tranquila segurança da alma, pelas quais as adversidades são suavizadas, ou, pelo menos, a crueza da dor é mitigada. Portanto, dificilmente existe uma exortação à paciência mais apropriada do que quando entendemos que Deus nos é propício. E é por isso que Paulo faz desta confiança o princípio da consolação, por meio do qual os crentes devem ser fortalecidos contra todos os males. Visto que a salvação do homem é assaltada, primeiramente por meio de acusações, e em seguida destruída por meio de condenação, Paulo antes remove o perigo que a acusação traz, pois só existe um Deus perante cujo tribunal devemos nos pôr. Portanto, visto que é ele quem nos justifica, então não há lugar para acusação.

Aparentemente, as cláusulas contrastadas não se acham dispostas com exatidão. As duas partes que Paulo deveria contrastar são: "Quem acusará?" e "é Cristo quem intercede". Ele deveria, pois, ter adicionado as outras duas cláusulas: "Quem nos condenará? É Deus quem justifica." A absolvição divina corresponde à condenação, e à defesa de Cristo corresponde a acusação. Mas Paulo tinha razão para fazer tal transposição, visto que queria armar os filhos de Deus com aquela sólida confiança que é capaz de guardá-los de quaisquer ansiedades e temores. Sua conclusão, pois, de que os filhos de Deus não estão sujeitos a acusações, visto que é Deus quem os justifica, é muito mais enfática do que se dissera que Cristo é o nosso Advogado; pois, ao proceder assim, ele expressa mais claramente que a via de acesso para o julgamento é completamente obstruída quando o juiz pronuncia estar o prisioneiro completamente isento de culpa, diante dos acusadores que exultariam em vê-lo definitivamente condenado.

O mesmo argumento se aplica igualmente à segunda cláusula. Paulo nos mostra que os crentes não mais estão sob o risco de sofrer condenação, visto que Cristo, ao expiar seus pecados, antecipou o julgamento divino; e, através de sua intercessão, não só aboliu a morte, mas também lançou nossos pecados ao esquecimento, de modo que não mais são levados em conta [contra o crente].

A substância do argumento consiste em que somos não só isentos do terror mediante a disponibilidade de antídotos, ao chegarmos diante do tribunal divino, mas que Deus mesmo vem antecipadamente em nosso socorro, a fim de poder munir-nos com uma confiança muito mais sólida.

Entretanto, é preciso notar aqui o que temos afirmado sempre, ou seja: que, segundo Paulo, ser justificado significa ser considerado justo mediante a absolvição da sentença divina. Não é difícil provar isto na passagem em apreço, na qual Paulo argúi com base em uma só proposição com o fim de anular a proposição oposta. Absolver e acusar são opostos entre si. Portanto, Deus não permitirá qualquer acusação que se levante contra nós, visto que já nos absolveu de toda culpa. O Diabo, certamente, vive a acusar todos os santos [Ap 12.10]; e a lei de Deus, por sua própria natureza, bem como a própria consciência humana, igualmente nos reprovam. Todavia, nenhum destes elementos tem qualquer influência sobre o Juiz que nos justifica. Nenhum adversário, pois, pode abalar, muito menos destruir, nossa salvação.

Paulo igualmente faz referência a eles como eleitos, de maneira tal que remove qualquer dúvida de fazer ele parte de seu número. Ele não possuía tal conhecimento com base como caluniam os sofistas - em uma salvação especial, e, sim, com base naquela percepção comum a todos os santos. Portanto, a afirmação, aqui, com referência ao eleito pode, segundo o exemplo de Paulo, ser aplicada por todos os santos a si mesmos. Outrossim, tivesse ele sepultado a eleição no secreto conselho de Deus, e seria ela uma doutrina não apenas carente de calor, mas também sem vida. Porém, visto que Paulo, aqui, está deliberadamente introduzindo algo que todos os santos devem aplicar a si próprios, não há dúvida de que todos nós somos levados a examinar nossa vocação, a fim de podermos determinar se de fato somos filhos de Deus.

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Escatologia (tempo do fim):
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Calvino

Que tem advogado não discute com a acusação.

Flavio Laia